contato@aurasolar.com.br
logo-site-02-300x64
ENERGIA SOLAR » Componentes
Baterias
Componentes
O banco de baterias é um componente essencial dentro dos sistemas solares desconectados a rede (off-grid). No banco de baterias, a energia é armazenada para dispor à noite ou em dias chuvosos. Pode-se dizer que o banco é uma reserva de energia utilizada quando a geração de energia dos painéis fotovoltaicos é insuficiente em função de pouca ou nenhuma irradiação solar.

O conjunto "painéis solares, número e capacidade de baterias e controlador de carga" são os componentes que garantirão uma boa autonomia ao sistema. O ideal é que se saiba de antemão as cargas que serão alimentadas pelo sistema solar a fim de que a especificação do sistema de energia atenda a demanda de energia.
?
Escolha a bateria certa para o seu sistema de captação solar
DICAS DE BATERIAS
Por que usar baterias em um sistema fotovoltaico?
As baterias são importantes dentro de um sistema fotovoltaico porque armazenam energia que sobra da produção dos painéis solares. Essa carga excedente pode ser usada à noite ou em dias com pouco sol.
Como escolher a bateria certa?
Geralmente as baterias do tipo chumbo-ácido são as mais utilizadas nos sistemas de captação de energia solar. O ideal é que sejam do gênero “descarga profunda” ou estacionárias. Dessa maneira podem ser descarregadas entre 20% e 80% de sua capacidade máxima, bem como recarregadas várias vezes por muitos anos, seguindo a orientação do fabricante. As baterias automotivas, por exemplo, têm menor custo, porém serão inutilizadas se houver muitas vezes descarregamento abaixo de 20% de sua capacidade.

Baterias seladas: esse tipo de bateria requer pouca manutenção. Porém, é preciso verificar o ajuste dos terminais e mantê-los livres de desgastes. É importante que as baterias seladas sejam instaladas em ambiente seco e ventilado. Em hipótese alguma as baterias de chumbo ácido devem ficar descarregadas completamente, isso poderá estragá-las permanentemente.

Baterias a gel: nessas baterias o eletrólito do chumbo-ácido é gelatinoso e não líquido. Elas são conhecidas também como baterias sem manutenção. Elas podem durar o triplo do tempo da bateria de chumbo-ácido, sendo feitas para suportar altos índices de carga e descarga. A desvantagem é que custam mais caro e se mal carregadas duram menos tempo.

Baterias AGM: essas baterias são imunes, compactas e de alto poder de resistência. Elas podem durar até 10 anos, sendo montadas da forma correta. As baterias AGM não são atingidas por elevadas temperaturas e se quebrar a cobertura, a saída de ácido é limitada. Elas têm correntes elevadas e se carregam rápido.
É possível conectar mais de uma bateria?
Sim, dependendo da especificação do sistema e da autonomia desejada.
A AURA SOLAR TEM A SOLUÇÃO EM ENERGIA SOLAR IDEAL DE QUE A SUA RESIDÊNCIA OU A SUA EMPRESA NECESSITA!
contato@aurasolar.com.br
Rua Cristiano Machado, 1073
Bairro Cinquentenário
Pirapora - MG
SOBRE A AURA
Iniciamos nossas atividades há poucos anos e já conquistamos nosso patamar de destaque entre as empresas de soluções em energias alternativas (com foco em energia fotovoltaica).

Nossa missão é fornecer, sempre, as melhores soluções em Energia Elétrica e garantir a conscientização de cada vez mais pessoas sobre as fontes limpas de energia, desenvolvendo projetos acessíveis a todos.
FALE CONOSCO!
Aura Solar © 2016. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Eloísa Gouvêa.